Iniciando a Utilização do SisBaHiA®

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Definição de Contornos e Mapa Base

 

Manual do Usuário do SisBaHiA®

Base de Dados:

*      Definindo a Base de Dados

*      Criando uma nova base de dados

*      Selecionando uma base de dados já existente

 

Definindo a Base de Dados:

A Base de Dados é um arquivo formato *.mdb (Mesmo formato utilizado pelo Microsoft Access). Nele ficarão  armazenadas as informações pertinentes ao  Projeto. Ao se definir a Base de Dados, pode-se criar uma nova base ou selecionar uma já existente. Ao instalar o SisBaHiA®, o programa solicitará automaticamente que se crie uma nova base de dados e abrirá a janela “Definição de Base de Dados”, Figura 1 a seguir. Na base da caixa de diálogo há instruções de como escolher o subdiretório de uma nova base de dados.

 

Figura 1: Solicitação de Definição da Base de Dados.

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Criando uma nova base de dados:

Para criar uma nova base, basta selecionar a  opção “Cria uma nova base” e o arquivo onde esta nova base será criada. A solicitação do nome da nova base de dados e do local onde ela será armazenada deverá ser feita clicando em .

 

Figura 2: Solicitação do caminho da base de dados a ser criada.

 

Após clicar na pasta amarela indica-se o local e o nome do arquivo que se deseja criar. Em seguida aparecerá o caminho selecionado livremente pelo usuário e o nome da base de dados criada. Após a indicação do caminho onde deverão ser armazenados os dados e o nome da nova base de dados, o usuário verifica se o caminho solicitado está correto e confirma a opção clicando no ícone (Figura 4).

Figura 4: Indicação do caminho e do nome da nova base de dados.

 

Está criada a nova base de dados. Assim que selecionada a base, automaticamente o SisBaHiA® gera os diretórios DOCUMENTOS – MALHAS – MAPAS – PLANILHAS – RASCUNHO – RESULTADOS (Figura 5) logo abaixo do diretório selecionado pelo usuário para a criação da base.

Os diretórios ‘Documentos’ e ‘Planilhas’ devem ser utilizados pelo usuário para organizar os arquivos relacionados ao projeto, podendo ser removidos caso seja desejável.

O diretório ‘Mapas’ é utilizado pelo sistema para guardar os mapas base (extensão “*.srf” – Surfer) e os arquivos de contornos:Terra, Mar, (extensão “*.bln”) que podem ser usados na visualização da malha e das saídas de resultados pelo sistema e pelo programa Surfer.

No diretório ‘Malhas’ são guardados os arquivos de malhas (um mesmo projeto pode conter mais de uma malha).

O diretório ‘Rascunho’ é utilizado pelo modelo para arquivos temporários.

No diretório ‘Resultados’ são guardadas as tabelas compactadas, em formato *.CDS, que armazenam os resultados dos modelos rodados. Antigamente – versões 8 ou anteriores - o SisBaHiA® utilizava o formato *.DB, comum para a época. Se o usuário possuir resultados antigos pode convertê-los para *.CDS com o conversor que fica na pasta de instalação do SisBaHiA® chamado “ConvDB2CDS”.

O arquivo com o nome da base e extensão .ldb é um arquivo temporário que é criado quando a base está aberta no SisBaHiA® e que desaparece quando o modelo é fechado.

 

Figura 5: Diretórios criado pelo SisBaHiA® .

 

Após criar a nova base de dados, o programa solicitará que se configure o projeto. Será então aberta a caixa de diálogo “Ativação do Projeto”, Figura 6.

Figura 6: Ativação do Projeto

Após clicar em inserir um novo projeto (), surgirá a caixa de diálogo de ‘Projetos', onde devem ser fornecidos os dados referentes ao projeto, como Nome, Diretório Base e uma breve descrição do projeto para controle do próprio usuário, Figura 7.

                                   

Figura 7: Caixa de diálogo “Projetos”

Neste exemplo para o manual, o nome do projeto será Tutorial SisBaHiA®. Após aceitar (clicando em ), surgirá a caixa de diálogo de confirmação – Figura 8, e em seguida a de Ativação do Projeto – Figura 9.

 

Figura 8: Confirmando a ativação do projeto

 

Figura 9: Verifica-se que a base já esta selecionada, como pode ser visto no rodapé da Figura.

 

Após a ativação do projeto, inicia-se a alimentação do modelo com os dados necessários à simulação de interesse, a começar pela pasta ‘Malha’, com as informações descritas aqui neste manual na página Definição de Contornos e Mapa Base e pela página Malha de Elementos Finitos.

 

Obs.: Aparece um alerta quando o usuário abre uma base em um diretório A que contém o cadastro do projeto referido a um diretório B OU NO USO INICIAL DO SISBAHIA. O SisBaHiA® pergunta se o usuário confirma ou se quer mudar o diretório do cadastro. Se quiser mudar o diretório, abra a caixa de diálogo para entrada do caminho do novo diretório. Este tipo de problema pode acontecer quando se copia a base de um disco (ou diretório) para outro do mesmo computador, ou quando se copia para o computador do usuário a base que estava em um diretório remoto em disco mapeado (rede) com a mesma letra do disco remoto. Por exemplo: o usuário mapeou o disco G: remoto com a mesma letra G: no seu computador. Se copiar uma base do disco G: remoto para um diretório local no seu Disco C: o cadastro da base estará em G:. Como existe o disco G: mapeado localmente, ao abrir a base copiada no disco local C: o SisBaHiA® acha o local de cadastro do projeto no disco G: mapeado, verifica que é diferente do local onde está a base, e então pede confirmação.

 

 


 

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Selecionando uma Base de Dados já existente:

Para  selecionar uma base de dados do SisBaHiA® que já exista , basta marcar a opção “Seleciona uma base de dados já existente” e clicar na pasta  , indicando em seguida a Base Access desejada.

 

Figura 10: Selecionando uma base de dados já existente.

 

Ao iniciar a utilização do SisBaHiA, caso se deseje criar uma base de dados nova ou selecionar uma já existente deve-se clicar em ‘Ferramentas’ no menu principal, em seguida no item ‘Definição da Base de Dados’, como na Figura 11. Surgirá então a tela com as opções “Cria uma nova base” e “Selecionar uma base já existente”. Basta assim selecionar a opção desejada e seguir o procedimento detalhado anteriormente.

 

 

 Captura de Tela (45)

Figura 11: Menu principal – Definição da Base de Dados.

 

 

 

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Última revisão: 13/06/2017